Porque é preciso usar o dreno após algumas cirurgias?
- drantoniocouceiro
- 14 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de ago. de 2023
Se você chegou aqui buscando informações sobre o uso de dreno após algumas cirurgias, quero te explicar um pouco. Antes de mais nada, é importante saber o que é o dreno. E ele é uma ferramenta que usamos em cirurgia com finalidade de tratamento, prevenção e/ou monitorização. Existem vários tipos, e o cirurgião é quem define qual o melhor pra cada caso, e se ele é realmente necessário.
Em alguns casos de infecção, o dreno é importante pra drenar o líquido infectado da cavidade e impedir que se acumule. Em outros, a área operada (cruenta) é muito extensa. Esses tecidos, manuseados na intervenção cirúrgica, podem secretar um líquido inflamatório que, acumulado, pode infectar ou impedir a cicatrização dos tecidos. Já em outras situações, fazemos anastomoses (costuras, ligações) entre estruturas. E por vários motivos diferentes, essas costuras podem ter risco aumentado de se romperem. O dreno serve então como vigia, nos mostrando rapidamente se houver essa tão temida complicação cirúrgica.
Muitas vezes os drenos são retirados durante a internação. Mas é possível que o paciente tenha alta ainda com o dreno, que será posteriormente retirado no consultório. Nestes casos, orientamos quanto aos cuidados a serem tomados e aspectos a serem observados.





Comentários