top of page
t1.jpg

Cirurgia Bariátrica

Quem pode fazer cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é indicada a indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 e que não conseguem perder peso de forma significativa com dieta e exercícios físicos e cujo sobrepeso ou obesidade torna-se um risco para a própria saúde. 

b1.png
b4.png
b2.png
b3.png

Outra indicação é feita a pessoas com IMC acima de 35 e que tenham doenças metabólicas ou outras doenças agravadas pela obesidade associadas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto, esteatose hepática, entre outras. 

O melhor candidato à cirurgia bariátrica é o paciente que tem plena consciência da doença que tem. É aquela pessoa que realmente deseja mudar a sua realidade e está disposta a trabalhar ativamente para viver melhor e com mais saúde. 

Cirurgia bariátrica: tipos e indicações

Você já pensou em fazer esse procedimento? Então conheça os detalhes mais importantes sobre a cirurgia bariátrica bypass ou sleeve, suas indicações, riscos e características


Cirurgia bariátrica/metabólica é o nome dado a procedimentos como o bypass gástrico e o sleeve gástrico, que envolve intervenções no sistema digestivo com a finalidade de perda de peso e controle de doenças em pacientes diabéticos ou hipertensos, por exemplo. 

Para quem a cirurgia bariátrica NÃO é indicada

Se o paciente quer uma solução mágica para a obesidade, a bariátrica não é indicada. Essa cirurgia não é o fim absoluto da obesidade, é o começo de um novo estilo de vida, é resultado de uma escolha que não é momentânea, é permanente.


A pessoa que se submete a uma cirurgia bariátrica precisa estar disposta a fazer mudanças saudáveis ​​permanentes na dieta e a praticar exercícios físicos regularmente para ajudar a garantir o sucesso em longo prazo da cirurgia e uma vida integralmente saudável. 

Cirurgia bariátrica é algo perigoso?

A cirurgia bariátrica é segura quando realizada por um profissional competente, mas é preciso lembrar que qualquer procedimento cirúrgico oferece riscos, por isso é importante seguir todos os passos do pré-operatório rigorosamente, como realizar os exames, fazer a dieta recomendada e seguir o jejum antes da cirurgia. 


Tudo isso se transforma em informação relevante para que a equipe cirúrgica possa desenvolver seu trabalho da maneira mais segura e assertiva para o paciente. 


Além disso, a decisão por uma cirurgia para perda de peso é importante e afeta toda a vida de uma pessoa, por isso é um decisão que precisa do apoio de uma equipe multidisciplinar para ser tomada de maneira responsável, com o suporte de psiquiatras, nutrólogos e, é claro, em conjunto entre o paciente e o cirurgião. 

Tipos de cirurgia bariátrica

No Brasil as técnicas mais usadas para a realização da cirurgia bariátrica são o bypass gástrico e o sleeve gástrico. As cirurgias podem ser realizadas por videolaparoscopia, por meio de pequenos cortes no abdome, ou em uma cirurgia de campo aberto, por meio de uma incisão maior.

Bypass gástrico ou gastroplastia em Y de Roux: é o método mais comum utilizado, em que o estômago é reduzido com cortes ou grampos e é feita uma alteração no intestino para reconectá-lo à parte do estômago que deverá permanecer funcional e, com isso, diminui a quantidade de alimentos que se pode ingerir de uma vez.

B5.png

O cirurgião corta a parte superior do estômago, isolando-o do resto do estômago. A parte restante tem o tamanho médio de uma noz, com capacidade de armazenar até 200 ml de comida, enquanto o estômago em tamanho normal pode conter até 1,5 litros de alimentos (com o tempo, essa capacidade aumenta). Em seguida, o cirurgião corta o intestino delgado e une essa parte diretamente ao estômago. 

O alimento então passa do estômago depois diretamente para o intestino delgado, pois contorna a maior parte do estômago e a primeira seção do intestino delgado para ir diretamente à parte média do intestino delgado, diminuindo, portanto, a quantidade de alimentos que a pessoa pode consumir de uma só vez e reduzindo a absorção de nutrientes. Essa cirurgia não costuma ser reversível.

Sleeve gástrico ou gastrectomia vertical: neste procedimento uma parte do estômago é retirada, sem nenhuma intervenção feita no intestino. 

B6.png

Este estômago menor, além de não ter capacidade para armazenar tanta comida, também produz menos grelina, o hormônio regulador do apetite, o que pode diminuir o desejo de comer.

O alimento então passa do estômago depois diretamente para o intestino delgado, pois contorna a maior parte do estômago e a primeira seção do intestino delgado para ir diretamente à parte média do intestino delgado, diminuindo, portanto, a quantidade de alimentos que a pessoa pode consumir de uma só vez e reduzindo a absorção de nutrientes. Essa cirurgia não costuma ser reversível.

Pós-operatório de cirurgia bariátrica

A dieta logo após a cirurgia deve incluir apenas líquidos sem açúcar e não-carbonatados (sem gás).


Esse plano de dieta vai evoluindo lentamente de líquidos para alimentos pastosos, depois alimentos sólidos macios até a fase final em que é possível comer alimentos sólidos firmes. 


Em alguns casos o paciente deve tomar suplementos vitamínicos e minerais após a cirurgia e realizar controles frequentes por meio de exames para monitorar a saúde nos primeiros meses após a cirurgia. 

Efeitos colaterais da cirurgia bariátrica

A reação do corpo à perda de peso rápida pode incluir:

  • Dores no corpo;

  • Fadiga;

  • Frio excessivo;

  • Pele seca;

  • Queda de cabelo afinamento dos cabelos;

  • Alterações de humor.

O que é o dumping na bariátrica?

O dumping, também conhecido como hipoglicemia reacional, é uma resposta do corpo ao consumo exagerado de alimentos com alto índice glicêmico, como carboidratos simples e açúcar, e sua passagem rápida pelo estômago, que causa a alta produção de insulina no sangue pelo pâncreas. 


Para reduzir as chances de ter dumping, é recomendável fazer refeições menores com mais freqüência, sem beber líquidos enquanto come.  

r3.jpg

Contato

Rua Tabapuã 1123, Cj 12

São Paulo - SP

05016-010

  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook
  • E-mail

Envie uma mensagem e em breve entraremos em contato

Obrigado!

2022 - Dr. Antonio Couceiro Lopes - Desenvolvido por Mood Consultoria

bottom of page